O programa Juro Zero criado em Alfenas para fomentar a economia após a crise gerada na indústria e comércio devido a pandemia e que atingiu principalmente os micros, pequenos empresários e os empreendedores já está na reta final para a concessão do crédito que terá os juros subsidiados pelo município.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Conrado Gomes ressalta que a secretaria vem trabalhando para que as fases burocráticas sejam superadas o mais rápido possível e este projeto está tendo todo seu empenho para que o setor econômico que necessita desse empréstimo seja atendido e possa continuar a exercer a sua atividade econômica e contribuindo para a economia do município.
Os cadastros para os interessados em obter os empréstimos continuam sendo feitos mediante o preenchimento de uma ficha na Associação Comercial e Industrial de Alfenas e o edital para o credenciamento das instituições financeiras já foi finalizado e publicado no último dia (25/06), e o prazo vai até o dia 12 de julho, explicou Conrado Gomes.
Waldemilson Gustavo, secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e membro da Comissão que analisa as solicitações de empréstimos, acredita que poderá ter de duas a três instituições financeiras para a concessão dos empréstimos limitados a 15 mil reais.
Já foram feitas mais de 1200 fichas pré-cadastrais de pessoas físicas e jurídicas e a expectativa é que possamos atender a todas as solicitações devido a não estar definido a taxa de juros que foi limitada a 2,08% na lei que criou o programa e devido à concorrência esses juros devem ficar entre 1,09% à 1,20%, lembrando que para a concretização do empréstimo a questão cadastral junto a instituição financeira vai depender de não existir nenhuma restrição ressaltou Waldemilson Gustavo.
O secretário executivo esclareceu que está sendo feito contato via WhatsApp para quem já realizou a inscrição para que se dirija a Sala Mineira do Empreendedor para finalizar o cadastro e formalizar a solicitação, que após essa etapa será feito o envio destes cadastros a instituição ou instituições financeiras para que seja feito o empréstimo.
Waldemilson Gustavo destacou que outro ponto importante para a que o programa Juro Zero possa atender a mais interessados foi a alteração realizada pela Câmara Municipal no último dia (21/06), tirando a necessidade dessas pequenas e micro empresas e os empreendedores estarem quites com os tributos municipais como o alvará e IPTU para terem acesso ao empréstimo.
Com a finalização de todo o processo burocrático os empréstimos do programa Juro Zero poderão começar a ser liberados já no início do mês de agosto o que dará uma aquecida na economia local enfatizou o Secretário de Desenvolvimento Conrado Gomes.
Mais informações Programa Juro Zero:
Associação Comercial e Industrial de Alfenas – ACIA
Rua José Dias Barroso, 53 centro
Telefone: (35) 3292-1733
Sala Mineira do Empreendedor
Rua Juscelino Barbosa nº 1514 no Centro
Telefone: (35) 3291-7197
Comentários: