Luzes foram vistas no céu do Sul de Minas na noite desta segunda-feira (19). Moradores registraram o brilho no céu e compartilharam nas redes sociais. Segundo o astrônomo Saulo Gargaglioni, a suspeita é que a luz seja lixo espacial.
Uma câmera de segurança do Rodrigo Naves, em Varginha, registrou o momento em que a luz “desce” do céu. O clarão também pôde ser visto em São Lorenço. Por lá, o flagrante foi feito pelo Leonardo Dias.
De acordo com o astrônomo e coordenador do observatório Pico dos Dias em Brazópolis, Saulo Gargaglioni, a câmera do Laboratório Nacional de Astrofísica registrou o objeto luminoso no céu.
De acordo com Saulo, por causa da trajetória, altura em que o objeto foi visto e velocidade, possivelmente se trata de lixo espacial. O lixo espacial é composto por qualquer objeto feito e enviado pelo homem ao espaço.
“A gente pode afirmar, com quase 70% de chance, de que é um lixo espacial. Talvez seja oriundo de algum veículo lançador chinês ou russo, que fizeram lançamentos de satélite em torno de 2011 e 2013. Essa questão deve ser de algum veículo que foi utilizado para o lançamento de algum satélite. A cor esverdeada é a ionização das partículas aquecidas de ozônio e nitrogênio na reentrada do objeto na atmosfera", disse o astrônomo.
Essa luz foi vista em Minas Gerais e também em algumas cidades de São Paulo.
Fonte: G1
Comentários: