Na disputa nacional, com 99,99% das urnas apuradas, Lula tinha 50,9% dos votos; Bolsonaro, 49,1%.
"A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação", disse o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu pronunciamento em um hotel em São Paulo após o Tribunal Superior Eleitoral confirmar sua vitória na eleição no domingo (30/10).
"Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história. Uma eleição que colocou frente a frente dois projetos opostos de país e que hoje tem um único e grande vencedor: o povo brasileiro", disse Lula.
"Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora."
Continuando seu discurso, Lula disse que não interessa a ninguém "viver num país dividido, em permanente estado de guerra".
"Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio", afirmou o presidente eleito.
"Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo a ser temido ou destruído. É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida."
Reconstrução do Brasil
Lula iniciou o discurso agradecendo a todos os apoiadores e especialmente a duas mulheres que o apoiam no segundo turno: a deputada Simone Tebet (MDB), que foi candidata à Presidência no primeiro turno, e a senadora pelo Maranhão Eliziane Gama (Cidadania).
Menções religiosas também tiveram destaque na sua fala. Lula começou com um agradecimento a Deus.
"A vida inteira sempre achei que Deus foi muito generoso comigo para sair de onde eu saí e chegar onde eu cheguei. Especialmente neste momento em que não enfrentamos um adversário, não enfrentamos um candidato, mas a máquina do Estado colocada a serviço do candidato da situação para tentar evitar que nós vencêssemos as eleições", disse Lula.
"Quero agradecer de coração o povo que votou em mim, o povo que votou no adversário, quem foi para a urna e se dignou a cumprir seu compromisso civilizatório de cidadania, eu queria dar meus parabéns", disse o presidente.
Em seguida, Lula agradeceu o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP).
Em seu discurso, o presidente eleito deu destaque ao que chamou de "reconstrução do Brasil" e afirmou que a prioridade do seu governo será o combate à fome e à desigualdade, a recuperação da economia, a habitação e a normalidade democrática.
"É preciso reconstruir a própria alma deste país. Recuperar a generosidade, a solidariedade, o respeito às diferenças e o amor ao próximo."
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) empataram em dois municípios brasileiros no segundo turno, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O cenário se deu em Irati (SC) e Guará (SP).
Além desses municípios, a menor diferença percentual entre os dois ocorreu em Nanuque, em Minas Gerais, com 0,004% de votos separando os dois candidatos. Em números absolutos, um voto deu a vitória a Bolsonaro na cidade mineira.
Veja as menores diferenças percentuais entre Lula e Bolsonaro:
*Populações estimadas segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- Guará (SP)
Resultado: Empate
População estimada: 21.394
- Irati (SC)
Resultado: Empate
População estimada: 1.887
- Nanuque (MG)
Resultado: Vitória de Bolsonaro com 0,004% de diferença
População estimada: 40.583
- Cerro Largo (RS)
Resultado: Vitória de Lula com 0,02% de diferença
População estimada: 14.243
- Novo Lino (AL)
Resultado: Vitória de Bolsonaro com 0,03% de diferença
População estimada: 12.837
- Barra do Piraí (RJ)
Resultado: Vitória de Lula com 0,03% de diferença
População estimada: 101.139
- Formosa do Sul (SC)
Resultado: Vitória de Bolsonaro com 0,05% de diferença
População estimada: 2.481
- Marmeleiro (PR)
Resultado: Vitória de Lula com 0,06% de diferença
População estimada: 14.407
- Manhumirim (MG)
Resultado: Vitória de Lula com 0,08% de diferença
População estimada: 22.894
- Santa Margarida do Sul (RS)
Resultado: Vitória de Bolsonaro com 0,1% de diferença
População estimada: 2.593
Confira as regiões em que Lula ganhou e perdeu:
Sul
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 38,16%
- Jair Bolsonaro (PL) – 61,84%
Sudeste
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 45,73%
- Jair Bolsonaro (PL) – 54,27%
Centro-Oeste
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 39,79%
- Jair Bolsonaro (PL) – 60,21%
Nordeste
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 69,34%
- Jair Bolsonaro (PL) – 30,66%
Norte
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 48,97%
- Jair Bolsonaro (PL) – 51,03%
Comentários: