Radio Montanhes FM

(35)3853-1722
Facica

Ciência & Tecnologia

Febre amarela: saiba como reconhecer casos suspeitos após 1ª morte confirmada em MG.

Morte de jovem de 21 anos, que é morador de Bragança Paulista (SP), ocorreu em Extrema (MG) em janeiro.

Febre amarela: saiba como reconhecer casos suspeitos após 1ª morte confirmada em MG.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dor de cabeça intensa, febre alta e calafrios podem parecer sintomas de uma gripe forte, mas também são sinais da febre amarela. O alerta para a doença voltou a ganhar força após a cpnfiormação da primeira morte em Minas Gerais neste ano – o caso foi registrado em Extrema (MG).

Mas afinal, o que é a febre amarela? 

É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquitos. A doença pode atingir qualquer pessoa não vacinada, mas alguns grupos têm maior risco de desenvolver formas graves da doença, como pessoas imunossuprimidas, crianças e idosos.

A maioria das pessoas melhora após os sintomas iniciais, mas algumas podem desenvolver uma forma grave da doença. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas em forma grave podem morrer.

Um caso de febre amarela é considerado suspeito quando uma pessoa sem histórico de vacinação ou com status vacinal desconhecido apresenta sintomas da doença.

Haemagogus janthinomys, vetor de febre amarela — Foto: Douglas Eduardo Rocha / iNaturalist
Haemagogus janthinomys, vetor de febre amarela — Foto: Douglas Eduardo Rocha / iNaturalist

Segundo o guia do Ministério da Saúde, o diagnóstico clínico deve levar em conta se o paciente esteve em áreas rurais ou regiões com surtos recentes e se apresenta febre por até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas, por exemplo:

Comentários:

Veja também

Olá, bem vindo, no que podemos ajudar?