A Prefeitura de Fama anunciou que a pessoa que recusar vacina contra Covid-19 devido à marca do imunizante irá para o fim da fila de vacinação. A medida foi comunicada na tarde desta segunda-feira (5), mesmo dia em que a 1ª morte pela doença foi confirmada na cidade pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A administração municipal ressaltou que, mesmo sendo colocado no final da lista de vacinação, a pessoa não poderá escolher qual dose receber.
“A pessoa que se recusar a receber a vacina ofertada deverá assinar um termo de responsabilidade que a colocará no final da fila de vacinação, ou seja, depois que as pessoas de 18 anos forem vacinadas e, ainda sim, sem garantia de qual vacina irá receber”, alertou a prefeitura em postagem feita nas redes sociais.
A administração municipal ainda explicou, na mesma publicação, que escolha de qual imunizante usar é feita pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
“Ninguém tem o direito de escolher qual vacina tomar. Todas as vacinas que recebemos são registradas e aprovadas pela Anvisa, e a escolha é feita pela Secretaria de Estado da Saúde, não sendo permitido ao município aplicar a vacina diferente da determinada para cada grupo”, escreveu.
Além de Fama, Varginha e Juruaia já haviam adotado a mesma medida na última semana. Juruaia foi a primeira cidade da região a anunciar o termo de responsabilidade para colocar no fim da fila quem negar a vacina.
Posteriormente, Varginha também comunicou a medida de colocar no fim da fila quem recusar a vacina disponível.
Comentários: