A fábrica da Heineken teve o licenciamento para instalação em Passos (MG) aprovado nesta quinta-feira (26). A permissão ocorreu após votação da Câmara de Atividades Industriais do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Com isso, a cervejaria holandesa obteve Licença Prévia e de Instalação Concomitante para instalação da nova unidade, que será a 15ª no Brasil.
A licença, aprovada com sete votos favoráveis e um contrário, permite que a cervejaria realize a instalação conforme condições estabelecidas na licença ambiental, e cumpridas as condicionantes ambientais determinadas para cada fase do licenciamento. Antes de iniciar as intervenções necessárias à implantação, a fábrica precisa obter, ainda, a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O grupo responsável pela cervejaria irá investir cerca de R$ 1,8 bilhão na nova unidade, com geração de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. A Prefeitura de Passos já havia aprovado, também, uma lei que concede incentivos fiscais par instalação da fábrica na cidade.
A unidade de Passos abrigará a fabricação de cervejas, chopes e maltes, além de usinas de produção de concreto comum, interceptores, emissários, elevatórias e reversão de esgoto, Estação de Tratamento de Água para abastecimento e Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário. O início das operações está previsto para 2025.
A Heineken havia anunciado, em 2022, a escolha de Passos para a nova fábrica e informou, ainda, que a capacidade produtiva anual será de mais de 5 milhões de hectolitros. Conforme a cervejaria, a fábrica será a unidade mais sustentável da companhia no país, sendo 100% abastecida por fontes de energia renovável.
Instalação na cidade
O Governo de Minas anunciou no dia 27 de abril a instalação de uma fábrica da cervejaria na cidade. O anunciou aconteceu durante uma solenidade para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o estado, o Ministério Público e a HNK BR Indústria de Bebidas, um dos braços de produção da Heineken no país.
Participaram da cerimônia o governador do estado, Romeu Zema (Novo); o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior; procurador da república, Carlos Bruno Ferreira da Silva; o presidente do grupo Heineken, Mauricio Giamellaro; o prefeito de Passos, Diego Oliveira, além de outros representantes do estado e da cervejaria.
Fonte: G1. globo
Comentários: