O primeiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (Lira) deste ano mostrou que 17 cidades do Sul de Minas estão com o índice de infestação predial elevado.
Conforme o levantamento, a maioria dos municípios em risco estão na região de Passos. São Sebastião do Paraíso lidera a lista, com 12,3%.
Segundo o último boletim epidemiológico da SES, de segunda-feira (6), em número de casos prováveis de dengue, Passos lidera o ranking este ano com 4.125 registros; seguido por São Sebastião do Paraíso, com 760 casos.
De acordo com o infectologista José Carlos Júnior, como a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito, o controle das infestações é uma questão muito importante. Ele explica o possível porquê dessa alta de casos estar acontecendo.
"O fato de estarmos recuperando de uma pandemia recente, onde as atenções de uma forma geral foram voltadas ao combate a Covid. Talvez a sociedade relaxou um pouco nas medidas de prevenção à dengue", afirma.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), quase 39% do estado apresentou índice igual ou superior a 4, o que significa que são cidades em situação de risco para transmissão das arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos.
Outros 40% dos municípios ainda estão em alerta para o risco. Ainda segundo a SES, acima de 4 pontos registrados significa alto risco de infestação. O índice satisfatório é menor que 1. Portanto, quanto maior o índice, há mais possibilidades de infecções pela doença.
Veja a situação do Sul de Minas em relação ao Lira
SRS Pouso Alegre
De 50 municípios, a Regional de Saúde de Pouso Alegre tem 11 cidades com índice de infestação acima de 4.
- Andradas: 9,8
- Cambuí: 8,8
- Pouso Alegre: 7,4
SRS Alfenas
Já na Regional de Alfenas, de 24 municípios, há 2 cidades acima do índice desejado.
- Poço Fundo: 5,4
- Campos Gerais: 4,1
SRS Varginha
Na Regional de Saúde de Varginha, de 50 municípios, pelo menos 6 estão com índice elevadíssimo.
- Itumirim: 15,1
- Boa Esperança: 13,5
- Luminárias: 10,7
SRS Passos
Por fim, dos 27 municípios da Regional de Passos, 17 cidades estão com índice superior ao desejado, acima de 4.
- São Sebastião do Paraíso: 12,3
- Delfinópolis: 11,6
- Bom Jesus da Penha: 7,5
Mutirões contra dengue
Em São Sebastião do Paraíso, mutirões de limpeza têm sido feitos para combater a proliferação do mosquito.
Nesta quarta-feira (8), o mutirão passa pelo Jardim Planalto; na quinta (9), no Cidade Industrial, Alto da Bela Vista e Jardim Alvorada. Já na sexta-feira (10) é a vez do bairro Lagoinha.
Fonte: G1.globo
Comentários: