Um degrau com 15 centímetros na Ponte das Amoras preocupa motoristas que passam pela MGC-369, no trecho que liga Alfenas a Campos Gerais, no Sul de Minas. O desnível no asfalto apareceu na rodovia há cerca de dois meses.
Os motoristas temem que acidentes possam ocorrer no local e, até mesmo, o agravamento do problema, o que poderia levar à queda do trecho da ponte. O engenheiro especialista em pavimentação rodoviária, Everton dos Santos, aponta que o ponto “não vai cair” e destaca é necessário refazer os drenos da cabeceira da ponte.
“Como a represa ficou baixa por muito tempo, em um período longo de anos, na cabeceira da ponte existem drenos, que têm a função de tirar água da sub-base e da base do pavimento asfáltico. Os drenos podem ter sido obstruídos e até levados com o decorrer do tempo. Com isso, o material recalcou e houve um abaixamento da cabeceira da ponte. A ponte não tem nada e não vai cair, mas a cabeceira cedeu um pouco e pode vir a ceder mais. Há necessidade de refazer esses drenos. Essa seria a solução, refazer os drenos para tirar toda a água, toda a umidade, por conta da água da represa”, disse o engenheiro.
Comentários: