Agora os tutores de animais devem fazer os cadastros no Setor de Epidemiologia, que fica à Rua Francisco Antônio de Melo, n° 224, no centro de Juruaia. O atendimento é realizado das 07h às 16h. O telefone de contato é o (35) 3553-1597.
O programa de castração de cães e gatos começou no mês de Abril. Até o momento foram realizadas 76 castrações, a maioria em cães. A ação tem o objetivo de promover a saúde dos animais, diminuir a população de animais abandonados nas ruas, e consequentemente os maus-tratos aos bichos.
As castrações são realizadas em uma clínica veterinária de Juruaia conveniada. Mas para fazer a castração, o tutor deve realizar previamente o cadastro na Epidemiologia.
A meta é realizar castrações de três cadelas e um cão macho; e de duas gatas e um gato por semana.
A ação atende preferencialmente os animais de rua e à população de baixa renda. Após a aprovação e entrega da ficha de castração pela Epidemiologia, o animal realiza avaliação clínica e exames de sangue para comprovar o bom estado de saúde.
“Se o exame indicar que ele tem alguma doença, ele deve ser tratado primeiro antes de fazer a castração. Neste caso, o tratamento fica por conta do tutor”, explica a proprietária da Clínica Central Pet, Ana Paula de Melo, que realiza as castrações.
As cirurgias são realizadas pelo veterinário Sérgio Eduardo Ruzzi Prado, por meio de convenio realizado entre a prefeitura e a clínica.
Comentários: