Uma prática adequada de irrigação torna as colheitas mais produtivas, favorecendo a renda do produtor e garantindo segurança alimentar para as próximas gerações. De acordo com dados de 2020 da Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária, embora as áreas de agricultura irrigada ainda correspondem a menos de 20% do cultivo do país elas produzem 40% dos alimentos, das fibras, e dos cultivos bioenergéticos. O engenheiro agrônomo Eduardo Navarro que também é presidente da Câmara setorial de equipamentos de irrigação da Associação Brasileira da indústria de máquinas e equipamentos ABIMAQ explica porquê a irrigação é fundamental para uma produção agrícola mais eficiente
“O quanto ela transforma uma área que poderia ser utilizada apenas 1 ano com uma safra podendo chegar até cinco safras em dois anos. A irrigação tem o papel de garantir a produtividade que a gente perderia por qualquer efeito climático, seja veranico no verão, seja uma safrinha que você tenha uma chuva cessando antes mesmo da necessidade da cultura. A irrigação vem com esse papel.”
Com a evolução da Inteligência Artificial a irrigação se tornou um processo beneficiado pela tecnologia. Máquinas conectadas a sistemas de dados permitem interpretações mais precisas e decisões mais assertivas sobre a lavoura.
“ A decisão do sistema é mais econômico e mais positiva que a própria decisão do Agricultor, porque ela tem a sua inteligência artificial por trás que se conecta com estações meteorológicas e tem uma previsão mais adequada se vai chover, se não vai chover e te faz uma recomendação de aplicação mais eficiente.”
O engenheiro agrônomo ainda destaca que as tecnologias de irrigação apoiam o uso racional dos recursos naturais em prol de uma agricultura sustentável.
“ Então não vou precisar abrir mão das áreas, gastar com mais recursos, emitir mais carbono porque eu vou tá sendo mais eficiente naquele hectare que eu já tenho a irrigação, ela tem um ciclo de 4 meses. Então aquela água que você usa você devolve ela pro ambiente, da mesma forma como você captou em até 4 meses…”
De acordo com dados da ABIMAQ, a área irrigada no Brasil cresceu cerca de 19% de 2019 para 2020. Mas ainda tem um grande potencial de expansão para utilizar a produção de alimentos no Brasil.
A Organização das Nações Unidas para alimentação e Agricultura prevê aumento de 47% na demanda mundial por alimentos até 2050. E o Brasil tem papel central nisso.
Para saber mais sobre o assunto acesse o canal da ABIMAQ NO YOUTUBE .
Comentários: